Orange County Choppers

As Máquinas da Flow Revolucionaram a Construção de Motos Para o OCC

A Empresa: 

O Orange County Choppers estabeleceu um padrão em design customizado para motos. Dos tanques de combustível, pára-lamas, guidões até carburadores, o OCC elevou o patamar dos fabricantes de motos personalizadas para projetos em novos níveis.

Paul Teuful Sr, Metalúrgico de profissão e fundador do Orange County Choppers Inc., começou seu negócio de personalização de motos no porão de sua casa em Montgomery, NY.

Orange County Choppers talk about their Flow Waterjet Com a ajuda e criatividade do filho mais velho, Paul Jr., os dois foram logo ao topo do sucesso com a primeira bicicleta “True Blue” no Daykota Biketoberfest em 1999.

Daquele ponto em diante, Paul Sr. sabia que ele tinha algo e estabeleceu o Orange County Choppers, Inc. naquele mesmo ano.

Os Teutuls foram se tornando rapidamente reconhecidos pelos entusiastas em toda parte. Eles não só estavam fazendo um nome para si no mundo da customização de motos, como foram contratados pelo Discovery Channel em 2002 como a base do que é hoje a série de TV, American Chopper.

Sua popularidade levou-os a construir motos com temas personalizados para alguns dos maiores nomes corporativos da América, tais como Microsoft, Lincoln e Coca- Cola. Hoje o Orange County Choppers é considerado um dos maiores fabricantes do mundo das motocicletas customizadas.

Equipamentos de corte com jato de água cortam peças com grandes espessuras

Desde a aquisição da primeira máquina da Flow de jato de água em 2003, o OCC encontrou a necessidade de cortar peças com espessuras maiores. Para atender a essa necessidade eles adquiriram uma Mach 3 (IFB 6012) com Dynamic Waterjet.    

Como resultado, uma máquina maior permitiu ao OCC cortar peças grossas com maior rapidez, pois a água corta mais rápido com uma pressão mais elevada.

"Uma máquina como esta não tem preço para nós", diz Paul Teutul Jr., Chefe de designer e fabricação do OCC. "Levaria uma semana para cortar uma peça de ½" em chapa de aço, usando o jato de água podemos te-la pronta em cerca de 20-30 minutos. O jato de água está revolucionando o que estamos tentando fazer como um fabricante de motos. É muito mais rápido do que a usinagem, mais rápido do que fazê-lo a mão, e é livre de processos posteriores. É simplesmente impressionante, qualquer coisa que você desenhar você pode cortar inclusive em aço e para nós isto é impagável.

"A coisa mais legal sobre essa máquina de jato de água é que a água pode sair em velocidade até Mach 2 e pode cortar metais até 6 polegadas de espessura", disse Paul Jr. "Quando você vê a máquina em ação é impressionante ver o seu poder e quão perfeitamente ela pode cortar o material."

"Como a máquina pode cortar qualquer formato que eu puder imaginar, me permite explorar novas possibilidades de design que de nenhuma outra maneira eu poderia ter projetado um ano atrás. É uma ferramenta tão incrível que eu poderia enlouquecer com ela."

Com uma das últimas criações do OCC, a moto Flow Chopper, demonstrou-se as capacidades da nova máquina Mach4, capaz de fabricar peças em três dimensões, é uma máquina semelhante àquelas utilizadas para fabricar componentes aeroespaciais.

De acordo com o chefe de oficina do OCC Jim Quinn, o OCC está percebendo benefícios significativos nos projetos no que se refere à capacidade de corte.

"Com o equipamento de corte com jato de água, nós podemos conseguir cortes muito próximos à forma final que precisamos, o que significa menos desperdício de material", diz Quinn. "Nós reciclamos todo o material – sem o jato de água, estavamos ficando com 10 centavos de dólar por libra, com o jato de água estamos ficando com cerca de 60 centavos de dólar por libra."

O equipamento de jato de água criou novas possibilidades para o OCC 

Quinn disse que o equipamento da Flow de 5 eixos está abrindo novas possibilidades para o OCC e que eles estão encontrando mais e mais usos para aplicações com a máquina de 5 eixos.

"O equipamento de corte com 5 eixos da Flow nos permite cortar pára-lamas e tanques de gasolina diferenciados, cortando formas intrincadas, não tinhamos maneira de fazer isto antes. Agora podemos cortar materiais de 1/8" sem nenhuma zona térmica afetada e enviar a peça diretamente ao pintor sem operações secundárias.

"Estamos encontrando um novo uso para o equipamento a cada dois dias. Como por exemplo, uma peça feita com tarugo de alumínio, onde antes tinhamos que fazer um trabalho manual para conseguir uma curva 3D na superfície."

"Outro exemplo é o suporte do velocímetro", contínua Quinn, "No corte do guidão com angulos de 30 ou de 45 graus, nós utilizamos o equipamento para cortar o suporte, fazendo um corte plano e em seguida um corte em angulo. O jato de água corta direto onde precisamos, não poderíamos fazer esta peça antes de adquirir a máquina de corte 3D da Flow."

OCC está percebendo benefícios significantes com a máquina da Flow, conseguindo desenhos para qualquer nível de criatividade. "É tão fácil cortar uma peça, que eu poderia exagerar com formas ornamentais que poderiam não combinar com o design da moto”, disse Paul. "Mas enquanto eu mantenho uma grande figura em mente, somos capazes de colocar para fora algo que é diferente de tudo que o OCC já fez."