O CFRP significa um plástico reforçado com fibra de carbono. Compósitos de fibra de carbono são usados em raquetes de tênis, tacos de golfe, próteses e aeronaves modernas. Nesta definição usaremos o exemplo da aeronave comercial. Seções compostas de asas, traves, suportes e caudas da Boeing e da Airbus como um material superior ao alumínio. O corte de compósitos com processos de fresagem ou roteamento pode causar delaminação, microfissuras, rebarbas e desfiamento de fibras. O corte com jato de água não apresenta esses problemas.
Os compósitos avançados leves de hoje podem ser tão duros e rígidos como aço, ou tão flexíveis como borracha, e ainda assim suportar as tensões de um voo supersônico. As mesmas propriedades que fazem desses materiais tão resistentes também fazem deles difíceis de cortar. Desenvolvedores da tecnologia de compósitos continuam a introduzir novas combinações de materiais que desafiam as capacidades dos métodos de usinagem tradicionais.
Até recentemente, métodos de corte convencionais, roteadores ou fresas de pontas de carboneto ou diamante, serras de fita, serras de corte e rodas abrasivas foram usadas para cortar estes materiais não convencionais. Devido à composição e orientação da fibra de compósitos avançados, os métodos de corte convencionais danificavam os compósitos seja por aquecê-los ou por deixar bordas desgastadas ou delaminadas. Além disso, esses métodos eram frequentemente lentos, e costumavam causar delaminação e outros problemas que exigiam retrabalho oneroso.
Os compósitos podem ter várias formas. Os motores de alta temperatura usam metais reforçados com fibras de cerâmica (compósito de matriz metálica). Tipicamente, engenheiros buscam reduzir o peso e aumentar a força, flexibilidade ou resistência à temperatura. Esses materiais poderiam trazer dores de cabeça às oficinas de produção, porém podem ser cortados com velocidade, precisão e a integridade do material com um jato de água Flow.