Pergunte ao Dr. Hashish

O Dr. Mohamed Hashish é o inventor do jato de água abrasivo e um especialista em equipamentos de alta pressão.

Benefícios

Um jato de água é de longe a máquina ferramenta mais versátil do mercado que pode cortar qualquer coisa.

Um jato de água Flow pode cortar todos os tipos de metais a partir de aço carbono, aço inoxidável, alumínio e titânio e em quase todas espessuras. Um jato de água abre as portas para outros materiais, bem como,  pedra, vidro e compósitos.

Outra forte vantagem de usar um jato de água Flow é que é um processo de corte a frio - não há zona térmica afetada. Isso significa que você pode ter uma borda lisa e acetinada que não precisa de qualquer retificação ou de acabamento. Por ser um processo de corte a frio, não existe escória, impurezas, ou a alteração nas propriedades do material. 

Há muitos benefícios no uso de um equipamento de corte com jato de água; é difícil dizer um só. Há dois benefícios igualmente importantes que o separa das outras máquinas: versatilidade e zona termica não afetada.

Versatilidade

Os equipamentos de corte com jato de água da Flow permitem cortar diversos materiais com uma única máquina de fácil utilização. Metal, pedra, plástico, composito, vidro, cerâmica e mais podem ser cortados com uma  única máquina da Flow. O mesmo sistema pode cortar também diferentes espessuras; a maioria dos equipamentos de corte com jato de água da Flow podem cortar uma espessura de 20 cm.

Zona Térmica não Afetada

O corte com jato de água é um processo de corte a frio. O calor pode ter um efeito negativo, alterando a estrutura e as propriedades das ligas metálicas. O corte com jato de água é uma erosão de alta velocidade que não afeta a estrutura e que permite que muitas camadas sejam cortadas simultaneamente.

Aplicações

Sim, o equipamento pode definitivamente cortar Titanium 2-5/8 "!

Com base na relação entre o jato de água e o titânio, na verdade, o jato de água corta mais rápido o titânio do que o aço inoxidável. Temos clientes que cortam mais de 5 " de Titanium todos os dias.

A maioria das precisões da indústria de jatos de água vai render + / - 0,005 "- 0,010" de tolerância. Com a tecnologia Dynamic Waterjet de controle de conicidade da Flow, temos a capacidade de controlar tolerâncias tão precisas quanto + / - 0,001.

Absolutamente! O corte comjato de água é a erosão de alta velocidade focada através de um pequeno orifício de uma jóia com pressões de até 94.000 PSI.

O jato de água permite projetos altamente complexos como incrustação e mosaicos em pedra - nenhuma outra tecnologia de corte é mais adequada para o corte complexo de pedras do que jato de água.

Apesar do tungstênio ser extremamente duro, ele pode ser cortado usando um jato de água da Flow!

Waterjets da Flow são uma das máquinas mais versáteis, cortando de tudo, desde fraldas a materiais muito duros como o Tungstênio!

A Flow oferece a mais ampla gama de produtos para atender às necessidades dos clientes. Fazemos equipamentos pequenos, com nível básico para baixa produção, equipamentos complexos e maiores, com 5 eixos para as empresas que possuem alta produção e até equipamentos especializados para empresas como a Boeing e Kimberly Clark. Em empresas como a Kimberly Clark, seu principal negócio gira em torno de fraldas e produtos de papel. Estes produtos são normalmente cortados com nossas máquinas customizadas de jato de água e não em uma máquina de corte série Mach. 

O software da Flow Waterjet utiliza alguns dos tipos de arquivos mais utilizados como o CAD CAM. Basta fazer o upload do software de design, selecionar somente a água e o jato de água cortaria facilmente cortar a espuma com 3" de espessura. Quanto a comprar um jato de água, depende da produção que  é executada. Se não forem grandes produções, temos prestadores de serviço localmente em sua região que tem nossos equipamentos e terceirizam para o público.

Um jato de água pura usa apenas água e não abrasivos. A regra prática é que se você pode cortar com uma tesoura, você pode cortar apenas com água. Isto limita o jato de água pura principalmente a materiais mais macios. Os materiais mais comuns cortados com água são juntas, papel, borracha e alimentos. 

O jato de água abrasivo pode cortar praticamente qualquer material, incluindo o aço inoxidável com uma espessura de 0,15 cm a 20,32 cm. As margens de tolerância normais variam de 0,007 cm a 0,012 cm e também podem ser de 0,002 cm em algumas aplicações.

Cortar uma peça de aço inoxidável com 1,27 cm de espessura pode ser feito a 17,7 cm - 76,2 cm por minuto dependendo da pressão operacional do equipamento de jato de água e da qualidade desejada para a borda.

Tecnologia

Uma bomba de 120 CV de potência terá uma taxa máxima de fluxo de água mais alta em comparação à da bomba de 60 CV, o que permitirá que você corte mais rapidamente.

Leve em consideração que qualquer aumento da velocidade de corte é o resultado do bombeamento de mais água e abrasivo através dos orifícios da bomba, o que aumenta o seu custo operacional e desgasta os orifícios mais rapidamente. Se você estiver procurando por bombas com uma maior velocidade de corte e custos operacionais mais baixos, uma bomba com um PSI mais elevado é mais eficiente do que aumentar a potência.

As bombas da Flow de 94.000 PSI alcançam velocidades de corte mais altas com menos água e abrasivo do que as bombas de 60.000 PSI. Pressão = Produtividade. 

O jato de água é a ferramenta adequada para muitas aplicações de corte, mas a profundidade do fluxo não pode ser controlada. A água e o abrasivo devem ser parados por algo e normalmente é um tanque de água. Sem algo para parar ou reduzir a força do fluxo, ele cortará e corroerá qualquer coisa que estiver à sua frente. 

O Jato de água Dinâmico, Dynamic Waterjet, com controle de tolerância ativo permite à produção de peças mais precisas a velocidades significativamente maiores do que as dos jatos de água abrasivos convencionais.

O Dynamic Waterjet é incluído em nossas séries Mach 3 mas não nas nossas séries Mach 2. 

Sim, o bocal da máquina se desgasta. O tubo de mistura é onde o abrasivo e a pressão ultra elevada da água se misturam para então executarem suas tarefas de corte.

Estes tubos são feitos de carboneto e podem durar até duas semanas e meia dependendo da utilização, tipo de abrasivo, etc.

Muitas variáveis são levadas em consideração no cálculo da vida útil dos tubos de mistura. À medida que o tubo de mistura se desgasta, ele se torna maior permitindo que a água deslize mais rapidamente e produzindo um corte menos preciso.

Em alguns casos, isso não é um problema, mas nos trabalhos que exigem grande precisão, é necessário verificar rotineiramente se os tubos de mistura estão desgastados. Muitos usuários de jato de água não descartam o uso desses tubos de mistura desgastados; eles utilizam esses tubos para cortes irregulares ou trabalhos que exijam menos precisão.

Vidro ou qualquer material frágil (pedra, mármore, vidro, compósitos, etc) podem rachar, ou no caso dos compositos delaminar, com o contato de pressões iniciais com 60.000 psi + fluxo de água.

A Flow oferece uma solução fácil para esta reação natural.

O UltraPierce™ é uma característica em nossos sistemas de jato de água que atravessa cuidadosamente o furo inicial e permite que o jato retome rapidamente a carga completa, proporcionando o corte mais produtivo.  

O garnet é de longe o material abrasivo mais comumente utilizado. Os usuários têm verificado que o garnet é o melhor abrasivo em termos de custo, velocidade de corte, vida útil dos tubos e para proteção à saúde.

Outros abrasivos incluem a olivina, o óxido de alumínio e alguns materiais artificiais.

Programas

Nós desenvolvemos nossa própria versão de software para o corte em 3D que é o FlowXpert. A Flow associou-se à empresa SolidWorks para desenvolver o programa mais avançado, mas ainda assim fácil de utilizar, para o corte de jato de água em 2d e 3d.

A Flow oferece treinamento para a operação e manutenção de equipamentos de jato de água.